cobots-cbt
cobots-cbt

COBOTS – COLABORAÇÃO NA ERA 5.0:

Continuando os comentários sobre a nova revolução industrial e agora mais especificamente sobre um de seus grandes pilares: Os Cobots. O termo Cobot vem da junção “Collaboration” e “Robot”, e se referem a robôs inteligentes e colaborativos com os seres humanos, diferente dos robôs normais que são programados para trabalharem s ozinhos e em um formato mais quadrado.

Os Cobots são fruto da robótica colaborativa, que por sua vez constitui o ecossistema de indústria 5.0. Imagine atividades: Não ergonômicas, perigosas, de cargas altas, peças miúdas, temperaturas elevadas e que atribuem um risco muito maior a vida dos colaboradores envolvidos nestes processos. Por que um ser humano tem de colocar sua vida em risco em atividades como estas? Uma máquina não poderia fazer isso com maior precisão, agilidade e segurança? A resposta é SIM, elas podem! Esta é a ideia dos Cobots, da robótica inteligente e consequentemente da mova revolução industrial.

A ideia de indústria do futuro não é uma indústria constituída apenas de máquinas e inteligências artificiais, mas sim de máquinas e inteligência artificial fazendo trabalhos mais perigosos com maior precisão e velocidade, proporcionando assim além de ganho na customização e experiência para o cliente, uma melhor qualidade de vida das pessoas. Os Cobots são totalmente comunicáveis com os operadores, por isso são chamados de colaborativos e se propõem a tornar parte da empresa. Por estes motivos a real ideia é de explorar um potencial muito mais estratégico e amplo dos colaboradores enquanto seus novos colegas de aço fazem trabalhos de risco e mais operacionais.

É claro que isso mexerá com o organograma e exigirá dos humanos, maiores habilidades pessoais e de negócio. A mudança é gradativa, mas muito positiva para todos os envolvidos: Sociedade, empresa e indivíduos.

Quer saber mais sobre a Revolução industrial 5.0? Acesse o link abaixo:

https://www.prothera.com.br/blog/industria-5-0

Gostou do artigo? Diz pra gente, o que você gostaria de saber relacionado ao nosso mundo!