post-industry-5.0
post-industry-5.0

Indústria 5.0:

Você conhece a indústria 5.0? Se não conhece, fique tranquilo(a) que neste artigo iremos te contar um pouco mais sobre a nova revolução industrial que vem surgindo. Nos modelos e processos que vimos nos últimos anos, ouvimos falar muito sobre a indústria 4.0 (Era da tecnologia e de automação de processos), então não se assuste com a era 5.0, pois ela não vem para destruir a sua antecessora e sim traz um olhar mais humano para essas tecnologias.

Desde o surgimento de robôs, IoT e inteligência artificial houve muitos comentários acerca de todos esses atributos tomarem espaço dos seres humanos no mercado de trabalho, eliminando-nos num futuro não tão distante. É inegável que muitos trabalhos serão reduzidos ao máximo na forma humana e alguns talvez até substituídos, mas a indústria 5.0 vem para enxergarmos de outra forma todas essas mudanças. A visão 5.0 sugere colocar o ser humano no centro do processo e fazer as tecnologias conversarem com as pessoas envolvidas, ao invés de ignorar a capacidade cognitiva e tomada de decisão de um humano.

Então o que a indústria 5.0 sugere, é explorar melhor o potencial dos indivíduos como parte estratégica dentro de um processo de automação e que além de emprego e ganhos lucrativos, o setor industrial possa trabalhar com os atributos de uma sociedade moderna como: Sustentabilidade, inclusão e responsabilidade com a qualidade de vida. Um dos pilares da nova revolução industrial são os Cobots, os robôs colaborativos.

Ficou curioso? Leia nosso artigo sobre Cobots no link abaixo:

 https://www.prothera.com.br/blog/cobots-colaboracao-na-era-5-0

Gostou do artigo? Diz pra gente, o que você gostaria de saber relacionado ao nosso mundo!