pdca_imagem
pdca_imagem

PDCA – O ciclo da gestão

A sigla PDCA é a abreviação para: Plan, Do, Check e Act. No bom português, planejar, fazer, verificar e agir. O PDCA é um ciclo de aperfeiçoamento contínuo utilizado como ferramenta de gestão, especialmente de processos e produtos. Passaremos por cada uma dessas 4 letras para te mostrar como pode se alcançar um nível maior de eficácia, fazendo uso dessa metodologia.

PLAN: O PDCA é uma metodologia, a qual não possui um fim predeterminado. Portanto, a primeira coisa a se fazer é: Planejar. É necessária a elaboração de uma estratégia, quais atividades e/ou recursos você pretende utilizar para atingir tal objetivo, como irá montar a(s) equipe(s) de trabalho, tudo isso antes de começar a colocar a mão na massa. Planeje para depois fazer.

DO: Depois de planejado e bem estruturado é hora de fazer. Nesta etapa não se mede esforços para a realização dos planos traçados na etapa anterior e atingir as metas estipuladas. Parte fundamental do ciclo, é aqui onde as atividades devem ser feitas o mais próximo possível de como foi planejado, para não ter nenhuma “surpresa” nos resultados finais.

CHECK: Há duas maneiras de verificar resultados e coletar dados para melhorias de eventuais falhas e erros: Isto pode ser feito durante o andamento das atividades, para correções instantâneas, bem como após o processo. Se verificado durante o processo pode corrigir alguma situação já em andamento, porém com menor precisão. Aqui recomendamos que o Check seja feito das duas formas: Em andamento e ao final do processo.

ACT: Por fim, após verificar as possibilidades de melhoria, chega o momento de entrar em ação e corrigi-las de modo que os mesmos erros não se repitam no próximo ciclo e que cada vez mais os resultados estejam próximos do esperado. Para entrar em ação pode-se mudar a estratégia, o plano, as atividades, captar novos recursos ou até mesmo o método de verificação. Aqui o que importa é corrigir para aperfeiçoar, e, portanto, não cometer os mesmos erros no próximo PDCA.

Gostou do artigo? Diz pra gente, o que você gostaria de saber relacionado ao nosso mundo?!

Comente abaixo!