Segurança e agilidade

Os últimos anos trouxeram consigo inúmeras revoluções, inovações e tecnologias. Vivemos em uma era dotada de informação, rapidez e onipresença.

Onipresença é o termo utilizado para designar a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, fisicamente isso não ocorre, mas as diferentes formas de se conectar ao redor do mundo nos estimula ser e fazer tudo de forma simultânea, sempre o mais rápido possível.

Os processos industriais estão em constante transformação a cada dia que passa e nada mais justo, já que existe uma mudança na forma de consumir produtos e serviços. A abordagem que, por diversas vezes, gera dúvida na hora de automatizar um processo ou adotar um software, é a segurança. Aqui iremos conversar um pouquinho acerca de segurança física e da informação nos tempos atuais.

Segurança Física: Dentro de indústrias e parques fabris circulam inúmeras pessoas, em horários simultâneos, dia e noite. As recorrentes automatizações implementadas por diversas organizações, têm garantido uma maior eficácia aos colaboradores. Quando se adota um software, por exemplo, emissões de permissão e checklists que antes eram feitos manualmente, agora são feitos por meio de softwares digitais. Além de otimizar tempo, agilizando processos, reduz a chance de falha humana. Portanto, propicia maior segurança nas atividades realizadas.

Segurança da Informação: Na era da conexão, emergiu outro tipo de segurança, que não a física, mas da informação.  Diariamente diversos dados são coletados e armazenados nos processos industriais e a proteção deles deve ser a “7 chaves”. Cada vez mais estamos expostos nas redes e na internet como um todo, mas é necessário sempre minimizarmos possíveis ataques provenientes de: Vírus, Malware, Adware, Worm, entre outros tipos de invasão... Assim sendo, as empresas precisam blindar-se construindo um ecossistema seguro fazendo uso de recursos como: Criptografia de dados, Antivírus, VPN e Backup de suas informações. Backups que hoje são realizados em nuvem e possuem uma segurança cada vez maior no seu armazenamento.

Gostou do artigo? Diz pra gente, o que você quer saber relacionado ao nosso mundo?