Assinatura biodinâmica: segurança na ponta do dedo.

Você ainda emite e assina as suas permissões de trabalho e outro documentos de segurança no papel?

Os avanços tecnológicos estão presentes no nosso dia a dia. Entre esses avanços, está a assinatura digital. Este recurso utiliza criptografia para atestar segurança e validade jurídica a qualquer documento eletrônico. Se você ainda não conhece essa técnica, apresentamos aqui alguns detalhes para aprimorar seu conhecimento.

A assinatura eletrônica é toda assinatura realizada por meio eletrônico, juridicamente válida, para assinar um documento digital. Existem várias formas de assinar eletronicamente um documento: aceites com senha, duplo fator, certificados digitais e outras mais. Traremos foco sobre a Assinatura Biodinâmica.
Assinatura biodinâmica

Esta modalidade de assinatura consiste em reproduzir em um suporte digital a mesma assinatura realizada com uma caneta de tinta em um papel. Para isso pode ser utilizado o próprio dedo em um tablet ou smartphone. Também é possível utilizar canetas touch ou mesas digitalizadoras.

A assinatura biodinâmica possui a mesma validade de uma assinatura simples em papel. Ambas podem passar por exames grafotécnicos. Claro que no meio digital ela ainda é mais segura, pois não sofre ação do tempo, como no caso dos arquivos em papel.

A NR 01 da portaria 3.214/78 versa sobre a possibilidade da digitalização dos documentos de segurança, desde que passíveis de validação jurídica, conforme o item 1.6.4. Nesse sentido, o Prothera atende 100% do requisito, além de trazer ainda outras melhorias e resultados para os processos de segurança.

Tempo, energia e segurança com assinaturas eletrônicas:

Muitas empresas que ainda assinam as suas permissões de trabalho em papel atrasam os processos de preenchimento, impressão e, por fim, assinatura. Essa falta de agilidade interfere no tempo de planta parada e na agilidade na resolução das demandas. Com o Prothera, essa etapa se torna mais rápida, segura e eficaz. Veja representação de cada processo a seguir:

Modelo Tradicional:

Modelo Prothera:

Gostou do artigo? Fale com os nossos especialistas e entenda mais como o Prothera pode apoiar a sua operação com mais segurança, eficiência, agilidade e economia.