Qual é de fato o papel da liderança no processo de digitalização da segurança do trabalho? Qual é o papel do(a) líder em um projeto de implementação da Permissão de Trabalho Digital e de um software para gestão de riscos como um todo?
O desafio:
Pois bem, neste artigo vamos te contar um pouquinho do papel da liderança nesta jornada digital!
Todo projeto nasce de um desafio, e o ponto de partida para a segurança pode vir de inúmeras necessidades, seja: Maior capacidade de gestão, agilidade, confiabilidade, e rastreabilidade por exemplo.
A liderança:
Um(a) líder de verdade inspira sua equipe, motiva e principalmente guia a direção para onde este grupo vai. Inovar requer análise, conhecimento, mas principalmente coragem e iniciativa.
Análise: Entender o contexto da organização, do setor, das pessoas e dos processos.
Conhecimento: O conhecimento acerca do que há de mais novo no mercado, fomentando novas maneiras de fazer algo e propondo novas soluções para desafios antigos.
Coragem: Coragem de mudar aquilo que é feito da mesma forma há anos. Coragem de aprender, de buscar, de melhorar.
Iniciativa: Unir coragem com ação. Debater, apresentar e implementar novas ideias aplicadas ao contexto da empresa.
A liderança tem papel fundamental em estar atenta a estes fatores, que juntos levam ao caminho da inovação. Para a segurança do trabalho isso pode ser traduzido no seguinte esquema:
Desafio: Dificuldade no acompanhamento das permissões de trabalho
Liderança: De que forma podemos melhorar este acompanhamento? Quais as ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar no dia a dia com este tema?
Solução: Implementar uma ferramenta que melhore o acompanhamento das permissões de trabalho.
Este é somente um exemplo relacionado a gestão das permissões. Entretanto, o desafio poderia estar atrelado as dificuldades de preenchimento em Análises de risco (APR), a dificuldade de gestão/rastreabilidade do Controle de Energias e assim por diante.
Liderados/Equipe:
O artigo é sobre o papel das lideranças na digitalização da segurança, porém os liderados são vitais neste processo. Um(a) líder sem grupo não é líder, portanto a boa equipe contribui para o processo de digitalização. Esta equipe também busca soluções, apresenta para a liderança, debate ideias e fica aberta a testar novas soluções e maneiras de realizar os processos.
O caminho para tornar a área de segurança uma referência em inovação dentro das empresas, é colaborativo e de apoio entre líderes e suas equipes. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com sua equipe e se quiser conferir mais conteúdos que aliam Tecnologia e Segurança é só clicar aqui.